O encantador Roteiro Turístico Guardiões da História, é uma jornada que valoriza o melhor da nossa freguesia. Tem como objetivo mostrar toda a riqueza da nossa história, do nosso patrimônio material e das paisagens que tanto nos enchem de orgulho, aliado a um turismo contemplativo que o permite reencontrar-se
Vamos começar o percurso com o Miradouro no topo da Rua da Boavista, com uma encantadora obra de arte que faz a ligação entre o mar e a terra, com uma vista deslumbrante sobre a cidade da Ribeira Grande. Depois, visitaremos a igreja paroquial, cuja construção inicial remonta ao século XVI, e um fontanário junto ao adro, que trazem um pouco do nosso passado.
Seguiremos até a Zona Balnear do Calhau da Furna, um lugar perfeito para se refrescar e relaxar. Depois, conheceremos o Mosteiro Nossa Senhora das Mercês, o único mosteiro Franciscano feminino dos Açores, um espaço de paz e meditação.
Continue a caminhada até o Solar dos Morgados, onde podemos admirar o fontanário, o próprio solar e o brasão dos antigos morgados que ali residiram. Em frente, temos uma vista panorâmica sobre a Ribeira Grande e o antigo Porto de pesca, um local que já foi palco de muitas pescarias de tarrafa.
Descendo a rua, no bairro do Canto dos Reis, encontramos o mural Guardiãs dos Bordados, uma homenagem às mulheres que bordaram para sustentar suas famílias, e para finalizar, visitaremos o Chafariz e Bebedouro mesmo ali perto, ladeados por um antigo abrigo, que representam a história e o cotidiano da nossa comunidade.
Irá encontrar cenários inesquecíveis para os amantes da natureza, com vistas deslumbrantes sobre o mar, onde o seu som é a banda sonora de um turismo contemplativo, onde o tempo desacelera e a alma se encontra. Aqui a espiritualidade vive-se intensamente, e o silêncio e a meditação conectam-nos à verdadeira essência da vida.
Com as suas paisagens pitorescas, esta freguesia é um verdadeiro tesouro por descobrir.
Este é um lugar para viver, para sentir, para se perder e se encontrar.